Uma cerimônia marcada por celebrações, homenagens e surpresas deu o tom da posse de Cadu Freitas como presidente do Conselho de Relações Públicas da 1ª Região (Conrerp1) ao lado de outros conselheiros eleitos para o triênio 2025-2027. O evento aconteceu na noite de terça-feira (07/01), de forma híbrida, no auditório da UniFacha, em Botafogo, reunindo familiares, amigos e diversas autoridades.
"Presidir essa cerimônia é motivo de grande emoção, especialmente por me reconectar com a profissão que escolhi como minha primeira formação. Junto aos demais conselheiros desta nova gestão, faremos todo o possível para que o profissional de Relações Públicas seja devidamente reconhecido. Temos uma legislação que nos ampara e uma qualificação profissional que nos dá um valor único no campo da comunicação", destacou Cadu Freitas em seu discurso. Além do novo presidente, outros 14 conselheiros também foram diplomados para o triênio, alguns deles representam os outros estados que fazem parte do Conrerp1: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe..
A solenidade contou com a presença de autoridades, como o conselheiro David Carlos Pereira e a secretária-geral Marcia Lins, ambos do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Marília Neves e Ricardo Bina, respectivamente presidente e diretor institucional do Trem do Corcovado; o comunicador Anápuàka Muniz Tupinambá, membro do Conselho de Cultura do Município do Rio; e Bruno Saadi, gestor público da Prefeitura do Rio de Janeiro. Além de colegas de imprensa do atual presidente.
Durante seu discurso, Cadu Freitas reforçou o compromisso de continuar o bom trabalho realizado pela gestão anterior, destacando os desafios para os próximos anos: "Precisamos reafirmar que o profissional de Relações Públicas existe e que esta é uma profissão regulamentada. Ele possui uma qualificação ímpar no campo da comunicação, pois consegue pensar estrategicamente e de forma ampla. O grande desafio é conquistar espaço na grande mídia para mostrar o papel fundamental desse profissional", enfatizou o novo mandatário.
O ex-presidente do Conrerp1, José Alessandro Oliveira, também participou da cerimônia, apresentando um balanço de sua gestão e agradecendo aos colaboradores que o apoiaram durante o mandato.
A nova gestão anunciou como primeira resolução a criação da Medalha Professor Hélio Alonso, uma honraria anual destinada a reconhecer profissionais e pessoas benfeitoras à área de Relações Públicas. A iniciativa busca valorizar a excelência no setor e homenagear o legado do professor Hélio Alonso, referência histórica na comunicação e na educação.
"Escolher essa homenagem como nosso primeiro ato é uma forma de reconhecer todos que lutaram e continuam lutando pela comunicação social. O professor Hélio Alonso foi um grande educador e empreendedor, uma inspiração para muitos profissionais. Nada mais justo eternizarmos esse legado através de uma medalha", explicou Cadu. A entrega da honraria está marcada para o Dia das Relações Públicas, em 2 de dezembro.
Reitora da Unifacha, Marcia Alonso se emocionou com a criação da medalha que leva o nome de seu pai: “A Facha é, há mais de 50 anos, a casa das Relações Públicas e as portas estarão sempre abertas para vocês. Meu pai era um visionário. Apesar de ser da área do direito, ele decidiu criar uma faculdade de Comunicação. Estou muito feliz e emocionada com essa homenagem”, falou Marcia.
A posse também serviu como um momento de reflexão sobre a relevância da profissão. A formação em Relações Públicas é a única na área de Comunicação que permanece regulamentada no Brasil, conforme estabelece a Lei nº 5.377, de dezembro de 1967.
Confira a nova composição do Conrerp1:
Presidente: Cadu Freitas
Secretária-geral: Cristiane Belo
Tesoureiro: Bruno César Silva
Conselheiros efetivos: Celso Luiz de Souza Garcia, José Renato de Araujo Junior, Rodrigo, Fabiano Pellegrini, Rodrigo Maurício Freire Soares.
Conselheiros suplementes: Adélia Caroline Félix Alves, Ana Carolina de Almeida Ferraz, Diomedes Ferreira Junior, Flalrreta Alves dos Santos, Ilza Araujo dos Santos, Márcia Vilella de Azevedo, Rutelena de Lacerda Simas.
Comments